19 de abril de 2010

Não jogar óleo usado na pia, lixo comum, vaso sanitário.... como?


Recolher o óleo de frituras (evite-as já que não é muito saudável), é uma atitude que pode fazer a diferença. Existem 2 opções (alguém sabe mais?): fazer sabão - ainda não faço, ou levar a um local de coleta. Ainda mais agora que leis vão obrigar estabelecimentos comerciais a dar destino a esse "poluidor".
Mais, muito mais em
http://drang.com.br/blog/




3 comentários:

Teixeiradudu disse...

Sabão através de óleo de cozinha. Se alguém se interessar, deixo a receita:

- 2 litros de óleo de cozinha usado;
- 800 ml de água fervendo;
- 80 ml de amaciante;
- 400 gr de soda cáustica em escama.

Modo de preparo

Coloque a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicione a água fervendo e mexa até diluir a soda. Acrescente o óleo e misture. Agora coloque o amaciante e misture por cerca de 40 minutos para obter uma mistura homogênea.
Coloque a mistura numa forma, espere alguns dias e corte as barras de sabão.
ATENÇÃO: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. Use luvas, máscara, óculos e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.

Teixeiradudu disse...

Fazendo uma pesquisa, ví que o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove) elaborou um outro fim para nosso óleo...
O programa é uma iniciativa da refinaria de manguinhos (RJ) junto com a secretaria de meio ambiente do RJ, e tem como meta principal usar os óleos recolhidos por cooperativas que participam do projeto (25 atualmente), para transformá-lo em biodiesel...
Uma boa pesquisa, ja que esse foi um assunto comentado no fds!

"- Quem quiser participar basta separar o óleo de cozinha usado em recipiente e telefonar para o Disque-Prove, no telefone 021 2598-9240 - informou Carlos Minc, secretário estadual do ambiente."


Maiores detalhes em :
http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/prove-programa-reaproveitamento-oleo-vegetal-23-06-07.htm

Teixeiradudu disse...

mais sobre:

http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/nao-jogue-oleo-de-fritura-03-04-07.htm